O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, destacou as vantagens competitivas do estado durante o evento “Lide Brazil Conference”, realizado em Londres, capital do Reino Unido. Promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) em parceria com a Folha de São Paulo e o UOL, o evento reúne empresários e investidores de vários setores, com o objetivo de apresentar oportunidades de investimento no Brasil.
Destaque para Agricultura Sustentável e Energia Renovável
Durante o painel “Agricultura e Meio Ambiente”, o governador, ao lado dos secretários Rodrigo Perez (Segov) e Jaime Verruck (Semadesc), detalhou os avanços de Mato Grosso do Sul em setores como logística, geração de empregos e sustentabilidade. Com políticas públicas estruturadas nos pilares digital, verde, próspero e inclusivo, o estado se posiciona como um líder nacional em segurança alimentar, transição energética e desenvolvimento sustentável.
Riedel ressaltou o papel de grandes empresas, como Suzano, Eldorado, Bracell e Arauco, que investem no setor de florestas plantadas no estado. “Esses investimentos revitalizam mais de 1,5 milhão de hectares e convertem áreas de baixa produtividade em sistemas altamente eficientes, com foco em agricultura, silvicultura e, agora, a produção de cítricos”, afirmou.
Infraestrutura e Conectividade como Vetores de Crescimento
O governador pontuou também os investimentos vigorosos em infraestrutura, essenciais para ampliar a competitividade logística e digital do estado. “Mato Grosso do Sul já investiu R$ 10 bilhões em concessões rodoviárias, e ainda este ano concluiremos uma Parceria Público-Privada (PPP) para instalação de mais de 7 mil km de fibra ótica em todos os 79 municípios”, explicou. A iniciativa permitirá a digitalização completa do setor agropecuário, além de melhorias em áreas urbanas, saúde, educação e segurança.
Outros investimentos em infraestrutura estão sendo negociados, com foco em hidrovias, rodovias e ferrovias para potencializar o escoamento da produção local e ampliar o acesso aos mercados internacionais.
Crescimento Econômico e Inclusão Social
A estratégia de atração de grandes indústrias e fortalecimento de setores como bioenergia, cítricos e proteínas animais vem impulsionando o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. “Nossa posição de destaque nos setores florestal, de bioenergia e proteínas está trazendo o tipo de progresso que transforma a sociedade. Estamos reduzindo a taxa de pobreza extrema, hoje em 3,8%, e buscando promover uma inclusão econômica ampla”, frisou o governador.
Sustentabilidade e Valorização dos Ativos Ambientais
O compromisso ambiental de Mato Grosso do Sul também foi destaque na apresentação. “Integramos economia, sociedade e meio ambiente para uma sustentabilidade sólida”, disse Riedel. O estado está avançando na conservação dos recursos naturais por meio de políticas inovadoras, como o pagamento por serviços ambientais, que será lançado no início de 2025 com foco na preservação da biodiversidade do Pantanal. O governador destacou que o objetivo é transformar Mato Grosso do Sul em um estado carbono neutro até 2030.
A criação do Fundo Pantanal é outra medida significativa, permitindo a destinação de recursos próprios para conservação ambiental e o incentivo a práticas sustentáveis. “Estamos prontos para liderar essa nova era de sustentabilidade, que vai além do Brasil e se alinha aos padrões globais”, concluiu o governador.