A chegada de uma frente fria ao Mato Grosso do Sul, prevista para quinta-feira (24), coloca o Estado em alerta para a possibilidade de chuvas intensas, especialmente nas regiões centro-leste e nordeste. A previsão meteorológica aponta um cenário de instabilidade devido ao transporte de calor e umidade, associado ao deslocamento de cavados, o que pode gerar um acumulado significativo de precipitações nos próximos dias.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Campo Grande deve registrar volumes de chuva de 0,9 mm na quinta-feira e até 9,9 mm na sexta-feira (25). Já para esta terça (22) e quarta-feira (23), o tempo será marcado por sol, com possibilidade de pancadas de chuva e tempestades isoladas, causadas pela atuação de uma área de baixa pressão atmosférica combinada com a presença de ar quente e úmido.
Temperaturas e condições climáticas
Na capital, Campo Grande, a terça-feira começou com céu parcialmente claro e temperatura em torno de 24°C. Ao longo do dia, os termômetros devem alcançar até 31°C, patamar que deve se repetir na quarta e quinta-feira. Com a chegada da frente fria na sexta-feira, a expectativa é que a máxima não ultrapasse os 26°C. Apesar da queda nas temperaturas máximas, as mínimas devem se manter estáveis, e o calorão ainda predominará em várias regiões do Estado.
Previsão detalhada para o interior
No sul do Estado, as máximas esperadas para esta terça-feira são de 29°C em Ponta Porã e 32°C em Dourados. Na região pantaneira, as cidades de Aquidauana, Porto Murtinho e Corumbá poderão registrar temperaturas de até 33°C, enquanto Coxim deve atingir 35°C.
Outras localidades como Paranaíba terão máxima de 29°C, enquanto Três Lagoas, São Gabriel do Oeste, Nova Andradina e Bonito devem chegar a 31°C. Já em Nova Alvorada do Sul, Água Clara, Naviraí, Maracaju, Ivinhema e Itaporã, as temperaturas podem alcançar os 32°C. Para Itaporã, especificamente, a máxima para esta terça-feira está prevista em29°C.
Com a aproximação da frente fria, as condições meteorológicas devem ser acompanhadas de perto, especialmente em áreas suscetíveis a alagamentos e outras consequências das chuvas intensas.