Contexto e Mobilização

Ações em Curso

  • Corpo de Bombeiros: Um total de 107 militares, incluindo brigadistas do PrevFogo, estão ativos em áreas críticas como Porto Esperança, Buraco das Piranhas, Curva do Leque, e Porto da Manga. As estratégias incluem a criação de aceiros para impedir o avanço das chamas, com apoio crucial de produtores rurais locais.
  • Reforço Federal: Nos próximos dias, o combate será reforçado com três aeronaves do Ibama e 60 militares da Força Nacional, que estão sendo deslocados para Corumbá. Equipamentos especializados enviados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública vão fortalecer as operações sob a coordenação do Sistema de Comando de Incidentes (SCI).
  • Operações Específicas: Um destaque foi a operação próxima ao Rio Paraguai, onde o Corpo de Bombeiros resgatou um ninho de Tuiuiú ameaçado pelo fogo. Utilizando a embarcação ‘Tuiuiú’ e água do rio, estabeleceram uma linha de mangueira para proteger o ninho e o ecossistema ao redor.

Uso de Tecnologia e Apoio Logístico

  • Aeronaves e Helicópteros: A utilização de aeronaves, incluindo helicópteros para infiltração de brigadistas e resfriamento das margens do rio Paraguai, tem sido crucial. As operações em áreas críticas como a Bahia do Castelo e a região do Abobral destacam a importância da tecnologia no combate aos incêndios.
  • Monitoramento Avançado: Bases avançadas em Redário e São Lourenço monitoram focos de incêndio na divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, utilizando drones e monitoramento por satélite para uma vigilância constante.

Desafios e Colaboração

Importância da Cooperação

Considerações Finais

Mais populares

©2024 Itaporã Conexão – Notícias de Itaporã e Região. Todos os Direitos Reservados.

Abrir bate-papo
Entre no nosso grupo do WhatsApp
Olá Prezado leitor, como posso lhe ajudar hoje ?