O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para 71 municípios de Mato Grosso do Sul, válido a partir das 12h desta quarta-feira (2) até o fim da manhã de quinta-feira (3). A previsão indica a possibilidade de chuvas intensas, acompanhadas por rajadas de vento que podem atingir até 60 km/h e um volume de precipitação de até 50 milímetros.
A quarta-feira começa com céu encoberto em Campo Grande, resultado das queimadas que afetam a região. A capital registrou 28°C nas primeiras horas do dia, mas as temperaturas devem subir, alcançando os 36°C até o fim da tarde. Para os próximos dias, a previsão é de calor persistente, com máximas de 33°C na quinta-feira e 35°C na sexta-feira.
Regiões Críticas de Calor
O alerta de temperaturas elevadas se intensifica principalmente na região do Pantanal. Corumbá poderá atingir até 41°C, enquanto Aquidauana e Coxim podem registrar 39°C. Em Porto Murtinho, a previsão é de 38°C. No sul do Estado, cidades como Ponta Porã e Dourados podem alcançar 34°C e 37°C, respectivamente.
Outras cidades também devem registrar calor extremo nesta quarta-feira. Três Lagoas e Paranaíba podem marcar 40°C, enquanto Água Clara pode alcançar 39°C. Jardim, Ribas do Rio Pardo, Maracaju, Bonito, Nova Andradina e Ivinhema também estarão sob intenso calor, com máximas variando entre 36°C e 38°C.
Avanço de Frente Fria
O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) informou que o avanço de uma frente fria na região poderá intensificar a nebulosidade e aumentar a probabilidade de chuvas e tempestades. Embora as temperaturas continuem elevadas, a chegada da frente fria pode trazer alívio temporário em algumas áreas, juntamente com a queda de chuvas intensas.
Cidades Sob Alerta
O alerta de tempestade do Inmet abrange os seguintes municípios: Água Clara, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Caracol, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sidrolândia, Sonora, Tacuru, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.
Os moradores dessas regiões devem ficar atentos às atualizações meteorológicas e tomar precauções, como evitar áreas de risco durante a passagem da tempestade e proteger-se de possíveis ventos fortes.
Fonte de Segurança e Informação
O monitoramento contínuo por parte das autoridades meteorológicas garante que as informações sejam atualizadas conforme necessário, com novas recomendações de segurança emitidas caso a situação climática evolua.